segunda-feira, 25 de junho de 2012

Contagem regressiva para a inauguração do viaduto da Salim Chimelli


Enfim o gigante será batizado nos próximos dias. A previsão de inauguração do viaduto da Praça Salim Chimelli, uma das maiores intervenções urbanas feitas na história da cidade, é para a primeira quinzena de julho, segundo o secretário municipal de Obras, Manoel Vaz. A obra que estava programada para ser inaugurada no fim de maio sofreu algumas alterações estéticas a pedido do prefeito Vinícius Farah. Segundo Manoel Vaz, o prefeito fez algumas exigências para que se fizesse um estudo mais profundo, visando uma forma de equacionar um padrão de estética, que fosse adotado para o projeto toda uma característica de embelezamento, para que representasse não só uma via de acesso, mas que pudesse dar uma visão de beleza à obra mais importante dos últimos anos. 
 
Com 280 metros de extensão e 9 metros de largura, em mão dupla, o projeto de arquitetura traz linhas suaves, uma iluminação especial vai fazer parte do embelezamento dos arcos centrais do viaduto, tudo para quebrar o peso do concreto e a visão bruta do aço usado nas bases da obra e não parecer só um viaduto, mas a criação de um cartão postal para o município. A obra entrou na fase dos acabamentos e dos mínimos detalhes, os últimos trabalhadores se esforçam para que tudo seja feito com total capricho, um acabamento em metal nas laterais dá um tom de sofisticação a obra e isso ajuda a quebrar a impressão de que será mais um daqueles viadutos que acabam transformando as imediações em refúgio de mendigos ou coisa parecida. 
 
Uma segunda fase começa logo assim que o uso do viaduto for liberado para os carros: será a vez da reurbanização e revitalização da área que fica embaixo da construção, que contempla em seu projeto arquitetônico mudanças paisagísticas em todo entorno, com praça, estacionamento e uma cabine da guarda municipal, que vai oferecer à população toda uma infra-estrutura voltada para a segurança e o bem estar de quem utilizar as vias secundárias que ficam próximas da obra.
Com o valor estimado em quase R$ 20 milhões, o viaduto tem uma grande importância neste momento de crescimento de Três Rios. Com um fluxo de quase 100 composições da MRS cruzando a cidade diariamente, o viaduto sobre a linha férrea é uma das apostas do governo executivo para acabar de vez com os transtornos causados pela constante passagem de trem, dividindo a cidade e impedindo o acesso a importantes serviços como Corpo de Bombeiros, 108ª Delegacia Legal, 38º Batalhão da Polícia Militar e o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, dentre outros.

Entre-Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário