segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Turismo religioso de Paraíba do Sul é destaque na TV Alerj


A equipe de reportagem da TV Alerj, canal de televisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, esteve em Paraíba do Sul nesta terça-feira (06), entrevistando o prefeito Gil Leal, a presidente da Fundação Cultural, Ligia Vaz, os padres Márcio da paróquia de Matozinhos, Waldir da paróquia de Santo Antonio e frei Luiz Fernando da Matriz São Pedro e São Paulo. Além das entrevistas, a equipe documentou os vários atrativos históricos, turísticos e religiosos do município.
A gravação faz parte do programa “Caminhos do Rio”, transmitido pela emissora às quintas–feiras. O programa tem abordagem turística, cultural e religiosa, com edições semanais que apresentam os diversos municípios que integram o Estado do Rio.     
Durante a entrevista, comandada pelo âncora Luiz Carlos Pugialli, o prefeito Gil Leal falou sobre vários atrativos turísticos de Paraíba do Sul, principalmente as festas religiosas, como a tradicional festa do Bom Jesus de Matozinhos, que acontece sempre no final do mês de agosto atraindo cerca de quatro mil fieis todos os anos. O prefeito discorreu ainda sobre alguns pontos turísticos do município, como o Parque das Águas Minerais, o Teatro Municipal Mariano Aranha, além do Centro Cultural Maria de Lurdes T. S., o Cinema Popular Nívea Stelmman, o Museu de Tiradentes no distrito de Sebolas, o trenzinho da Maria Fumaça, entre outros. Ele encerrou a entrevista dizendo que o município tem como carro-chefe a hospitalidade, atraindo mais turistas nesse sentido.
A presidente da Fundação Cultural, Ligia Vaz, contou um pouco da história da Paróquia de Matozinhos e da Praça Marques de São João Marcos. “A Praça Marques de São João Marcos foi o primeiro núcleo de povoamento do município, nas margens do rio Paraíba do Sul, terra dos índios Puri. Garcia Rodrigues Paes, que abrindo o “Caminho Novo” das Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro, fez aqui o seu “pouso”. O programa ‘Caminhos do Rio’ representa uma excelente oportunidade de divulgação da cidade, o que, certamente, dará visibilidade a Paraíba do Sul”, avaliou a presidente da Fundação Cultural.
Os padres ressaltaram sobre a fé do povo sul paraibano, das festas religiosas que acontecem todos os anos em suas Igrejas atraindo uma multidão de fieis e lembraram também sobre a importante Jornada Mundial da Juventude, que é realizada a cada dois anos.
O programa “Caminhos do Rio” surgiu da necessidade de aproximar a capital para o interior e fala de turismo valorizando a religiosidade de cada cidade e tem como objetivo divulgar as potencialidades turísticas das regiões visitadas, sempre com enfoque no roteiro religioso. O programa é um importante instrumento de divulgação da história, da cultura e dos atrativos que as cidades têm para apresentar.
A edição sobre o turismo de Paraíba do Sul irá ao ar na quinta-feira, dia 15 novembro, às 22 horas, com reprise no sábado,17, e no domingo,18, às 10 horas. Para assistir, basta sintonizar na TV Alerj, no canal 12 pela Net ou pela internet pelo site www.tvalerj.tv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário