sexta-feira, 6 de maio de 2011

Turismo em segundo plano



Gruta do Parque Salutáris
A cidade, por ser pequena, tem ares de sossego, tranquilidade, possui um dos melhores climas do mundo, mas nada disso é explorado.
Os principais pontos turísticos de Paraíba do sul estão esquecidos, apagados, rasurados com a força do tempo, temos como:
Pedra da Tocaia, que para muitos aventureiros torna-se um ótimo passeio, o Parque Salutaris, com suas charretes, passeios de bicicletas entre outros.
A valorização e divulgação de locais turísticos, como, hotéis fazendas e chácaras. Os prédios centenários, o Museu de Tiradentes em Inconfidência.

Museu de Inconfidência
-O que se deveria valorizar na cidade não é valorizado, temos que nos reerguer e voltar a ser uma das mais belas cidades do País, pois Paraíba do Sul tem força para isso, com a luta do povo estaremos novamente na luta pelo desenvolvimento. Sou um cidadão que amo minha cidade e quero ver meus filhos e netos terem orgulho em dizer que são Sulparaibanos – disse Antônio Augusto de 86 anos, morador do bairro Grama, que mora em Paraíba do Sul desde que nasceu.
Temos vários pontos inexplorados em nossa cidade que poderiam alavancar o turismo, mas são levados ao esquecimento.


A Pedra da Tocaia

Pedra da Tocaia
Todos que moram em Paraíba do Sul ou visitam a cidade recentemente, conseguem avistar de longe a tão famosa pedra, que deveria ser explorada para acrescentar no turismo de nossa cidade.
 Paraíba do Sul é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, suas águas minerais, pela velha Estação, pela Pedra da Tocaia, que é antes de tudo um marco na história da cidade.
Nossa equipe conversou com um morador de Queima Sangue que lamenta que os principais pontos turísticos da cidade estejam esquecidos.
- temos em nossa cidade uma coisa que muitas não têm, a beleza natural, riquezas da natureza, e parece que caiu no esquecimento pelos sulparaibanos, pois muitos nem lembram destes lugares- Disse Paulo Santana.


Cachoeiras, água mineral e belezas naturais

Parque Salutáris
Temos em nossa cidade, belas cachoeiras que muito aguça a vontade dos turistas. Em Cavarú, por exemplo, existem belíssimas quedas d’águas que se explorada de maneira correta, com o apoio do poder executivo em parceria com a secretaria de Turismo podem favorecer na vinda de visitantes, aquecendo assim a economia da cidade.
Água mineral é a marca da cidade, e o Parque Salutaris por sua beleza torna a água mais saborosa. Muitos são os que acreditam que esta água é medicinal, e são esses tipos de lenda que fazem de uma cidade do interior, um grande atrativo.


Antiga Estação Ferroviária
Estação Ferroviária de Paraíba do Sul
 Funciona na Estação um Museu que fala um pouco da historia da cidade e da própria Estação. Funciona também um cinema popular.
Lojas de artesanato que funcionavam no local hoje já não existem mais, pois com a queda do número de turistas na cidade o fechamento da mesma foi imediato.
O que está faltando em nossa  cidade é a divulgação, pois é um investimento que traz retorno, mas não esquecendo de antes de mostrar o produto, ele deve ser melhorado, neste caso, antes da divulgação dos pontos turísticos de Paraíba do Sul, uma boa reforma deve ser feita e sempre aliado a um bom planejamento.


Calendário Festivo da cidade

Encontra Nacional de Motociclistas em Paraíba do Sul
O encontro de Motociclista deste ano foi um grande sucesso, não havia uma vaga sequer nos hotéis da cidade. O evento movimentou e se fez aquecer a economia da cidade.
 Novos eventos prometem agitar ainda mais Paraíba do Sul e todos os sulparaibanos torcem para que nossa cresça de alguma forma, principalmente no turismo.

-Paraíba do Sul só vai crescer de verdade quando os governantes enxergarem nela a verdadeira essência, ou seja, a principal fonte de crescimento, o turismo.
Vamos à luta com eles se for preciso, somos um povo solidário e gostaríamos de ver aqui um turista feliz em estar na cidade- Disse Maria de Lurdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário